CERCA ELÉTRICA
Com o crescente número de casos de invasões em propriedades, principalmente nas épocas de feriados, veraneio e férias, muitos donos de residências e comércios estão optando pelas melhores e mais econômicas maneiras de se proteger. Uma dessas maneiras é a cerca elétrica.
Cercas eletrificadas são aparelhos de segurança que têm como função básica assustar e repelir o invasor que tentar passar ilegalmente por muros de propriedades.
Tal repulsão feita pela cerca elétrica não é de cunho mortal quando instalada da maneira correta (como manda o manual das principais centrais) já que deve conter uma amperagem extremamente baixa que não ocasione morte, causando apenas uma sensação extremante desagradável devido ao choque.
Quem tentar cortar ou quebrar cerca elétrica terá problemas tendo em vista que na maioria dos casos o choque será inevitável. Em alguns tipos de cercas o sistema possui um alarme para casos de violação da mesma, como corte ou interrupção da corrente, que disparam instantaneamente alertando sobre esta ação.
Dentre as vantagens de se investir em uma cerca elétrica temos: baixo custo de energia para seu funcionamento, resistente, durável, ótimo meio de segurança, confiável e mais barato em relação a outros meios de segurança.
Podem ser usadas juntamente com outros métodos de segurança, garantindo mais eficácia ainda, tais como concertinas, alambrados, sistemas de alarmes, etc.
SOBRE A INSTALAÇÃO
SEGURANÇA EM PROPRIEDADE
– A instalação de cerca elétrica só é permitida em muros ou alambrados com mais de 2,50 metros.
– Não deve ter contato com vegetação alguma, tendo a distância adequada até a mesma.
– Presença obrigatória de placa sinalizadora de que há uma cerca elétrica no local.
– Deve ser instalada perpendicularmente ou voltada para o interior da propriedade, sem vergar.
SEGURANÇA EM PROPRIEDADE
Seja em casas, condomínios ou sítios, o uso da cerca elétrica ajuda na segurança local de modo eficaz, evitando assim assaltos, roubos, invasões, como também atos de vandalismo.
SENSOR DE BARREIRA
Os sensores de barreira ativa conhecido como IVA (infra vermelho ativo) realmente é um dos mais eficientes protetores de perímetros e é muito utilizado como forma opcional à cerca elétrica em casos onde não é possível instalar a cerca, em alguns casos os sensores de barreiras são aplicados de forma conjugada ao sistema de cerca elétrica.
Os sensores de barreira funcionam em pares, estes sincronizados por um feixe de luz infravermelho em frequência de 1,5 Khz emitidos pelo transmissor (TX) que por sua vez deve estar absolutamente alinhado ao receptor (RX) que possui uma lente fotosensível.
O disparo ocorre quando a barreira deste feixe é rompida ou bloqueada por pessoas ou objetos, a interrupção deste sincronismo faz atuar um relé de disparo podendo estar em NA (normalmente aberto) ou NF (normalmente fechado) podendo assim sinalizar uma central de alarme ou qualquer outro comando que se faça necessário.
Por isto o sensor de barreira ativa IVA é muito utilizado também para outros processos de automação e controle como cancelas, catracas, portões automáticos, contadores, bloqueios e ativações em diversos dispositivos de comando, no entanto é mais utilizado mesmo sobre muros como proteção de perímetros e disto trataremos.