CONTROLE DE ACESSO
Seja em empreendimentos empresariais ou residenciais, os riscos à integridade e à segurança pessoal e patrimonial se tornaram ocorrências comuns em todo o Brasil. Os índices elevados de criminalidade reforçam a necessidade de investir cada vez mais em recursos de segurança melhores e mais completos.
Nesse sentido, uma das ferramentas mais indicadas para proteger o patrimônio são os sistemas de controle de acesso, uma solução segura e flexível que se adapta a diferentes necessidades. Neste post, veja o que é controle de acesso e para que serve, conheça os principais tipos e descubra quais são as vantagens que ele pode oferecer. Acompanhe!
Tipos de controle de acesso mais utilizados:
A sofisticação cada vez maior das tecnologias de controle de acesso nada mais é do que uma resposta e uma tentativa de antecipar-se à ousadia das ações de criminosos e o consequente aumento do número de ocorrências, em especial nas grandes cidades.
Nesse sentido, os avanços da tecnologia permitiram o desenvolvimento de recursos de segurança capazes de reforçar as restrições no acesso a ambientes, seja de moradores, colaboradores ou do público em geral. Para alcançar esse objetivo, atualmente existem muitas soluções para realizar o controle de acesso com eficiência e precisão. As principais são:
Senha
Trata-se de uma tecnologia de fácil operação, tornando o acesso por parte do usuário mais ágil. Geralmente, o controle por senha é utilizado em sistemas mais simples e que requerem níveis mais baixos de segurança.
Isso acontece porque a senha é impessoal e pode ser facilmente repassada a terceiros sem autorização. Por esse motivo, é uma solução mais utilizada para restringir o acesso a condomínios, bem como aos blocos e áreas comuns do empreendimento.
Cartão de acesso ou Tag
Muito utilizado em ambientes corporativos, tanto para funcionários quanto para visitantes. Funciona como uma espécie de credencial do usuário, permitindo ao sistema identificá-lo e liberá-lo de acordo com as restrições estabelecidas pela própria empresa. A liberação é feita por meio da aproximação ou introdução do cartão ou da tag a um leitor.
Trata-se de um recurso especialmente útil para empresas que precisam restringir ou liberar o acesso de determinados colaboradores a determinadas áreas ou departamentos da empresa, limitando e organizando a circulação de pessoas e possíveis brechas na segurança do local.
Biometria
Um dos recursos mais seguros disponíveis no mercado, a biometria já vem sendo utilizada inclusive no controle de acesso a condomínios residenciais.
Todo o procedimento de liberação de acesso a determinados ambientes se dá por meio da autenticação da impressão digital, reconhecimento facial ou até mesmo leitura da íris de cada usuário, tornando a identificação altamente personalizada e intransferível, o que dispensa a necessidade de adoção de sistemas complementares.
Vantagens do controle de acesso
Acompanhar o fluxo de pessoas
Por meio do registro de entrada e saída, os sistemas de controle de acesso permitem ter total domínio sobre o fluxo de pessoas em determinada área. Assim, é possível verificar a identidade de quem entrou e saiu de cada local, o horário em que isso aconteceu, o tempo de permanência, a quantidade de pessoas em cada ambiente, entre outras informações que conferem mais veracidade ao processo.
Reduzir os custos operacionais
O controle de acesso permite ao usuário usufruir de soluções tecnológicas, que facilitam a operação e diminuem a dependência de recursos humanos. Isso ajuda a reduzir os custos com profissionais de segurança, uma vez que o sistema é capaz de automatizar e centralizar processos, sem a necessidade da presença constante de um operador.
Reduzir os custos operacionais
Por fim, todos os outros itens anteriores combinados chegam ao objetivo principal dos controles de acesso: aumentar a segurança do local. Com a implantação desse tipo de solução, reduz-se as chances de que ocorra um acesso não autorizado à empresa ou ao condomínio, ajudando a proteger o patrimônio e as pessoas.
Todas as informações são cadastradas, registradas e armazenadas em um servidor. Assim, no caso de qualquer ocorrência, o sistema permite ter acesso a diferentes informações que colaboram para facilitar a identificação de possíveis brechas na segurança.
Outros benefícios que se destacam são:
Agilidade no acesso de moradores/funcionários;
Restrição do acesso a áreas de risco;
Criação de lista de acessos – utilizada especialmente no caso de eventos internos;
Possibilidade de localização dos colaboradores dentro da empresa;
Possibilidade de integração ao sistema de ponto eletrônicos dos funcionários.
INTERFONIA
Interfonia residencial é um sistema que funciona igual um telefone comum, mas que serve para identificar previamente visitantes e autorizar a entrada de pessoas.
O uso do equipamento é indicado para residências, prédios, condomínios e empresas.
O sistema facilita a comunicação com quem quer entrar ou subir em determinado local, e é bastante instalado em casos onde o acesso de entrada é distante do local principal. Como por exemplo, apartamentos e portarias.
Casas que contam com jardins e quintais grandes, que não apresentam uma boa visibilidade, e com distanciamento do portão de entrada são exemplos de alguns lugares onde a instalação do sistema de interfones é recomendada.
Em empresas e prédios empresariais, a interfonia serve como barreira para controlar o acesso de funcionários e principalmente de visitantes.
Com a identificação de quem deseja entrar no local, é possível inibir assaltos e tomar atitudes preventivas em situações suspeitas. A instalação de interfones é mais uma opção de ajuda na segurança de um local.
De forma resumida, a comunicação é feita por áudio e o sistema de interfonia é formado por um painel externo que é instalado na entrada do local, conectado a um telefone fixado na parte interna do imóvel.
Hoje, existem vários modelos de equipamentos de interfonia diferentes e que possuem tecnologias variadas. Alguns apresentam um acionamentos em touch, o que pode evitar problemas de quebra, travamentos e desgaste de teclas.
Outros modelos podem contar com um sensor de abertura que indica quando o portão foi aberto e se permanece aberto.
O sistema de interfones não permite ramais de comunicação, mas contam com a opção de serem instaladas algumas extensões que ajudam a aumentar os pontos de atendimento.