MANUTENÇÃO SISTEMA ELÉTRICO

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Manutenção preventiva em instalações elétricas é assunto obrigatório para quem atua na área. Manutenção preventiva periódica é de fundamental importância, sobretudo nas instalações elétricas. Fazer limpeza, reaperto e inspeção visual podem evitar sérios problemas nos sistemas elétricos.

Além disso, com o passar do tempo, e dependendo da quantidade de manobras, as conexões elétricas podem perder o aperto, proporcionando mau contato e consequentemente aquecimento na instalação.

Isso pode levar a desarmes das proteções e, se essas falharem, a sérios danos, podendo provocar, inclusive, incêndios. Os contatos podem se tornar oxidados, também proporcionando mau contato, reduzindo a capacidade de condução de corrente elétrica do sistema.

Devido a isso, há a necessidade da limpeza dos contatos e dos componentes elétricos, com produtos adequados. Com apenas uma boa observação dos componentes elétricos já se pode evitar grande dano nas instalações elétricas.

De acordo com a NBR 5410, a periodicidade da manutenção deve adequar-se as características da instalação, considerando-se sua complexidade, importância e a classificação das influências externas do local.

Especialmente, devendo ser executadas sempre por pessoal qualificado.

Uma boa manutenção garante um melhor funcionamento das instalações elétricas e uma maior segurança para os usuários.

Realizar a manutenção elétrica periódica de uma residência, empresa ou condomínio é uma tarefa fundamental para ter certeza de que todos os equipamentos eletrônicos estão funcionando corretamente, assim sendo, com a segurança necessária para o bem-estar de todos.

MANUTENÇÃO CORRETIVA.

A manutenção corretiva é o jeito mais básico de manutenção: espera o defeito ou a quebra acontecer e, então, aciona uma empresa para consertar. Esse é o modelo mais caro de manutenção, uma vez que pode ocorrer a necessidade de substituir peças, instalações ou até mesmo todo o equipamento.

Esse formato acaba diminuindo a vida útil dos equipamentos, máquinas e/ou instalações. Além disso, é um quadro imprevisível, pode acarretar paralisações em qualquer momento, comumente momentos inoportunos de maior produção, ou quando os prazos estão menores, entre outras situações. Também é comum acontecer em comércios, o que acabaria prejudicando fechar o local em momento de movimento.

Tecnicamente falando, a equipe avaliará minuciosamente o sistema para identificar o motivo do problema e encontrar a solução mais rápida e viável para a situação.

Apesar de todos esses contras, não há um meio de evitar completamente esse tipo manutenção, mas o ideal é evitar esse cenário ao máximo. Por outro lado, a manutenção corretiva pode acontecer de uma maneira menos urgente quando há a manutenção preventiva e preditiva, pois a equipe identificará indícios de um problema no sistema ou equipamento. Nesses casos, a avaria também tende a ser menor.